sábado, outubro 9

POST(AL) AUTONÓMICO #1



“A 19 de Fevereiro de 1893 realiza-se um comício no teatro micaelense, convocado pela comissão de vigilância dos interesses do distrito, destinado a protestar contra as medidas do ministro da fazenda. (…) No comício foram principais oradores os drs. Pereira de Ataíde, Caetano de Andrade, Mont’Alverne de Sequeira e Aristides Mota que, além de se referirem ao problema das novas medidas da fazenda, argumentaram também a favor da autonomia, tendo sido nomeada uma Comissão de Propaganda da Autonomia Administrativa dos Açores, composta pelas seguintes personalidades: Condes de Jácome Correia e da Fonte Bela, José Maria Raposo de Amaral (par do reino), dr. Caetano de Andrade Albuquerque, dr. Pereira de Ataíde, dr. Aristides Mota, dr. Duarte de Andrade Albuquerque, Luís Soares de Sousa, Manuel Jacinto da Ponte e dr. Mont’alverne de Sequeira. (Diário dos Açores, 20 de Fevereiro de 1893)”
In 1.º Centenário da Autonomia dos Açores (1895-1995). Exposição biblio-iconográfica organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, pags. 38-39 e 112-113.

(O Chá Verde, educado nas melhores tradições do bem receber açoriano, não podia deixar passar este tempo de «visitas», da esquerda à direita, sem um postal autonómico de boas-vindas, que espera também funcione como despertar de sentidos para alguns desmemoriados do Reino)